No passado dia oito de fevereiro, os alunos do 5º B da escola D. Fernando II tiveram a oportunidade de ter uma sessão de Krav Maga, dinamizada pelo senhor Paulo Matos, pai de uma aluna da turma, que gentilmente se disponibilizou para dar uma aula prática de defesa pessoal.

Segundo este, o Krav Maga é uma arte na essência da palavra, pois transmite ao praticante ideias e sentimentos. Cria um caminho de vida competitivo, onde o aluno compete consigo mesmo e alcança as suas metas por si só. O treino estimula a vontade de se superar; não só fisicamente, mas em todos os aspectos do ser humano. É uma arte eminentemente prática que, através do trabalho corporal, atinge a mente, o intelecto e a espiritualidade. É empírica por trabalhar o corpo para então atingir a mente. O Krav Maga não diz verdades apenas teoricamente, estimula a busca individual. Uma das metas principais é a conquista da autoconfiança. Esta arte moderna, criada a partir da realidade atual, sem discurso teórico, infiltra nos praticantes um caminho de vida saudável e íntegro, construindo cidadãos responsáveis e capazes de buscar os seus objetivos.

As regras das aulas são de âmbito educacional que, quando incorporadas, trabalham os quatro princípios do caminho de vida do Krav Maga: Coragem, Equilíbrio Emocional, Paciência e Respeito.

Foi com muito interesse e entusiasmo que todos os alunos participaram nesta atividade.

Fica o nosso agradecimento ao senhor Paulo Matos e lança-se o repto para que mais iniciativas deste género por parte dos Encarregados de Educação venham a acontecer.