logo etiqueta mail440                                  EU flag Erasmus vect POS440

Novo Programa Erasmus+ (2021-2027)

 

«O Erasmus é o programa mais emblemático da Europa, a jóia da nossa coroa. As gerações Erasmus representam a essência do nosso modo de vida europeu. Unidade na diversidade, solidariedade, mobilidade, apoio à Europa enquanto espaço de paz, liberdade e oportunidades. Com o acordo de hoje, estamos prontos para receber as próximas gerações Erasmus.»

Margaritis Schinas, Vice-Presidente

 

Em vigor desde 2014, o novo programa Erasmus+ 2021-2027 continuará a privilegiar a proteção, a saúde e segurança dos participantes, e a ter como prioridades o multilinguismo, a internacionalização da educação e formação e o reconhecimento e validação de qualificações e competências. Manterá a estrutura organizada por Ações e os apoios continuarão a ser dirigidos aos mesmos setores de educação, formação, juventude e desporto.

A Acreditação Erasmus marca o início do novo Programa Erasmus 2021-2027 e apresenta-se como uma mudança de paradigma abrindo-se a possibilidade de uma participação contínua, com enfoque na qualidade dos projetos e numa abordagem estratégica para o desenvolvimento institucional. Permitirá contribuir para a satisfação das necessidades de formação identificadas no PEA, no Plano do Diretor do AGML e no Plano de Desenvolvimento Europeu, contribuindo para a qualidade e a excelência da ação educativa, tendo em conta desafios contemporâneos como a imprevisibilidade do futuro, os desenvolvimentos económico e tecnológico, a multiculturalidade e a globalização, concretizando a ideia de uma Escola para o Mundo e para transformar o Mundo.

A candidatura à Acreditação elaborada pelo AGML com base no seu plano Erasmus para o biénio 21-23 (link para o plano), assente numa estratégia de internacionalização, foi aprovada no setor de Educação de Adultos. Este novo instrumento confirma que a instituição acreditada preparou uma estratégia para a implementação de atividades de mobilidade com elevados padrões de qualidade, assente num plano institucional de desenvolvimento europeu e permite, no período de vigência da acreditação, solicitar anualmente apenas as subvenções necessárias às mobilidades planeadas a curto prazo.

A atribuição da Acreditação como ferramenta facilitadora do percurso de internacionalização do AGML, abre oportunidades de desenvolvimento de novos projetos de cooperação transfronteiriça, capitalizando a experiência adquirida ao longo de mais de duas décadas de participação em vários projetos europeus. Recordam-se os Programas Língua, SoKrates, Comenius e Erasmus KA1 e KA2 e parcerias com escolas de diferentes países com as quais o AGML tem cimentado relações fortes em projetos comuns (Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Marrocos, Reino Unido, República Checa, Suécia e Turquia). Lembra-se ainda a participação nos seguintes projetos incluídos no programa Erasmus+ 2014-2020:

2017-1-PT01-KA 101-035437;  2017-1-BE02-KA219-034716_4;  2017-1-IE01-KA219-025684_3 e  2020-1-PT01-KA104-078085, este último ainda em decurso.

 

Mais informação em: 

https://www.erasmusmais.pt/atualiza%C3%A7%C3%A3o-novo-programa

https://agml.pt/index.php/noticias-erasmus

 

Coordenadora: Carlota Gaspar 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Projetos em curso

Setor Educação de Adultos

A participação no projeto 2020-1-PT01-KA104-078085 engloba a frequência do curso estruturado Práticas Inovadoras na Educação de Adultos (adiada para outubro de 2021 devido ao contexto pandémico). Participam as docentes: Albertina Nobre, Carlota Gaspar, Conceição Peixoto, Ilda Sintrão, Maria José Ferreira e Teresa Gaspar. Na seleção dos participantes foram ponderados os seguintes critérios: possuir mestrado em Formação de adultos e/ou experiência profissional na área da educação de adultos, nomeadamente desempenho das funções de formador de Centro Qualifica; ter disponibilidade para desenvolver projetos inovadores na área da educação de adultos; em conjunto, abranger formação científica em várias áreas disciplinares de modo a contemplar as três áreas de formação: CP, CLC e STC.

Num quadro de aprendizagem ao longo da vida, considerou-se que a frequência deste curso no estrangeiro, com a consequente melhoria de práticas dos seis formadores participantes, potenciará a melhoria nas metas de qualificação da população adulta. Pretendeu-se tomar contacto com novas metodologias/estratégias que possam capacitar os profissionais da educação de adultos, com a introdução de novas práticas, quer a nível metodológico quer estratégico, com a utilização de novas ferramentas de molde a promover, de forma inovadora, a melhoria contínua, potenciando também a motivação e satisfação pessoais destes profissionais e reforçando o perfil de desempenho da equipa de educadores de adultos, com consequente impacto nos resultados contratualizados.

Setor Ensino e Formação Profissional

Tendo como parceiro a Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML), com candidatura já aprovada, o AGML participa no projeto KA227-3D4B5D2D-EN, com cinco docentes e entre 11 e 14 alunos do curso profissional de Artes do Espetáculo e Interpretação, dos quais 3 estudantes da educação especial. Os professores participantes, Ana Cristina Moura D'Aça Castel-Branco Bernardo, António Manuel Miranda Marques, Efthimios Angelakis, Luísa Maria Dinis Lourenço e Rui Fernando Pinho Ferreira, foram selecionados de acordo com a sua especialização e compromisso com os objetivos definidos para este projeto. Estes docentes possuem conhecimentos e competências de educação na área disciplinar que lecionam a jovens do ensino e formação profissional, nomeadamente na vertente artística e/ou do património; possuem também competências de gestão, nomeadamente dos cursos profissionais que dirigem e/ou de cargos de liderança desempenhados.  São objetivos a alcançar neste projeto:

  1. Capacitar os jovens para o conhecimento e valorização do património através da dança contemporânea
  2. Desenvolver o pensamento critico e criativo dos alunos do ensino secundário através da conjugação do conhecimento do património com a dança contemporânea
  3. Desenvolver o papel da dança contemporânea como um poderoso meio de interpretação do património
  4. Potenciar o papel dos castelos, palácios e outros edifícios históricos como espaços de reflexão
  5. Desenvolver a participação das comunidades locais nos espaços de turismo de massas